Este blog visa mostrar os projetos e as atividades desenvolvidas nas escolas da Rede Estadual que compõe a 5ª Gerência de Educação de Xanxerê. Estas atividades configuram-se como o esforço dos educadores e de seus parceiros no enfrentamento da complexa temática que envolve as violências e as possibilidades de seu enfrentamento nas Unidades Escolares e seu entorno.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

E. E. B. APARÍCIO JÚLIO FARRAPO


Professor: Izinha Gonzaga
Aluno: Leandro Pinheiro Ritter
Série: 7ª 2
Idade: 13



O que é Paz?

Paz é amor e alegria.
Não é briga e euforia

O mundo precisa de paz
Não deixe esse pedido para traz

Paz é amor.
Não deixe o mundo viver tempo de terror

Paz é viver com alegria
Não deixe de praticar solidariedade

Paz e alegria mesmo não vivendo numa ilha
Mas deixe de cuidar de cuidar de sua família

Deus disse: Eu vos dou a minha paz.
Mas tem pessoas quem se esqueceram de Deus,
e não vão viver em paz até que o encontre novamente.

E.E.B.HÉLIO LENTZ PUERTA /BOM JESUS/SC

 
 TOSCO EM AÇÃO / SEMANA DA PAZ
 


A triste realidade da violência que vem aumentando entre os jovens é consequência de atitudes que começam na infância. A escola é o local para dar atenção aos adolescentes, levando-os a refletir sobre o próprio comportamento, sendo os professores um ponto de apoio e aconselhando para a possibilidade de mudança de atitudes.
Aproveitando o interesse demonstrado pelos alunos pela leitura do livro Tosco foi trabalhado juntamente o projeto sobre a cultura de Paz, realizando várias atividades dentre elas a leitura dos livros, produção de histórias em quadrinhos, poemas, paródias, teatros, mural das atitudes toscas, cartazes, desenhos e textos refletindo sobre a Paz. Os trabalhos foram apresentados no dia 09/10/12, juntamente com a feira de ciência e tecnologia que aconteceu na escola.
A história do livro Tosco aborda de forma simples e direta, os acontecimentos na vida dos adolescentes que são refletidos em seus comportamentos. Tosco proporciona uma reflexão sobre as possibilidades de escolher entre fazer o certo ou o errado e assumir as consequências pelas opções. O livro retrata a realidade de muitos ao contar a história de um adolescente que, em virtude de uma família desestruturada, torna-se agressivo e busca nas drogas e na violência a forma de extravasar as emoções. Ao sofrer as consequências de suas ações, percebe sua condição e, com a ajuda de um professor, começa a entender a razão de suas atitudes, o “boicote” que estava fazendo a si próprio e a empreender um grande esforço para dar um norte a sua vida.
 “... Aprendi com a leitura do livro, que se pode ser grande onde se vive. Ter orgulho do que se é e do que se faz. Que o que eu sou, ou serei, eu construo um pouco a cada dia.”
 “... Esse livro pode abrir os olhos de vários adolescentes que vivem a mesma história e vão perceber que a vida pode nos dar outra chance.”
                                                                                                                                                                                                                                                                Professora:Silvana Piovezan                                                                                                              
Alunas: Jaine, Keila e Vanessa                                                                                          
 Série: 8ª 1 Matutino


POEMA TOSCO

Fico admirado com o Samuel

Seus, planos de faculdade,

Para mim são como o céu,

Enquanto minha vida é muito cruel.


Pitbull era meu amigo

Só pensava em breu.

Certa noite fomos á uma festa,

E lá ele morreu.


Por ele prometi vingança, Daí fora de controle,

Querendo fazer justiça, Prometendo uma matança.


Sem o Pitbull, Estou sem moral.

Enquanto Samuel, Está sendo o maioral.


Da escola fui expulso. Tenho que achar um emprego,

Mas com tanta minha fama,

Tudo está sem jeito.


Consegui outra escola,

Lá todos me dão moral.

Sou eu quem comando, Por isso me sinto o tal.


Um dia levei uma surra,

Abr i todo o esquema do Chicão.

Fui parar no hospital, Quando voltei, tudo estava sem noção.


A galera se afastou de mim

Perdi toda a moral.

Agora estou sozinho, Sem ninguém para me acalmar, deixei de ser o tal.


Todos tiram onda,

Dizem que sou dedo duro. Tudo estava estranho, Chicão estava preso.


Interessei-me por Leka,

Me mandava o real.

Com suas doces palavras, Não tirava minha moral.


Reprovei de ano,

Armei a maior confusão.

De mais uma escola fui expulso,

Dizem que não tenho solução.






Alunos: Letícia, Talita e Tacian                                                              
Série: 8ª 2 vespertino                                                                                     

Paródia


Planos Impossíveis

Uma vida pra entender. Por que eu faço só o mal acontecer por que a vida é assim. E é ilusão achar que a minha vida e normal, pois eu vi assim, diante do medo que é tão ruim. O que eu faço pra escapa. Dessa vontade que eu tenho de brigar.


Toda hora com minha mãe eu faço planos impossíveis para brigar, mas pra mim são tão legais. O que eu já aprontei nem me lembro de mais.


/Eu poderia até mudar se alguém me ajudar. Poderia ser melhor se minha mãe gostasse um pouco mais de mim. Me diz quando vai acontecer, pra eu poder te abraçar e tentar te explicar a falta que um pai me faz, eu não aguento mais viver tão longe do amor./
Hoje eu não estou bem, depois daquela surra que levei.


Agora antes de dormir por dois segundos eu ainda penso em sorrir por que essa complicação um dia vai ter ugrandefim.


Será que eu devo escutar alguns conselhos que vierem me falar, pois todo dia e assim pessoas querem que eu mude, mas não sei por que to cada vez pior e a maldade em mim e cada vez maior.


/Eu poderia até mudar se alguém me ajudar. Poderia ser melhor se minha mãe gostasse um pouco mais de mim. Me diz quando vai acontecer, pra eu poder te abraçar e tentar te explicar a falta que um pai me faz, eu não aguento mais viver tão longe do amor./
E eu nem sei se algum dia eu vou melhorar assim. E eu não lembro de escutar alguém que queria o bem pra mim. E é por isso que eu vou te dizer.


/Eu poderia até mudar se alguém me ajudar. Poderia ser melhor se minha mãe gostasse um pouco mais de mim. Me diz quando vai acontecer, pra eu poder te abraçar e tentar te explicar a falta que um pai me faz, eu não aguento mais viver tão longe do amor./


















 







 



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EEB. JOÃO ROBERTO MOREIRA

EEB.JOÃO ROBERTO MOREIRA. ESTA SEMANA A ESCOLA TODA ESTEVE MOBILIZADA COM APRESENTAÇÕES, DANÇAS, TEATRO E ATIVIDADES QUE BUSCAM MELHORAR O DIA A DIA DO ALUNO NA ESCOLA, NA FAMILIA E NA SOCIEDADE. COM O OBJETIVO DE MOSTRAR O AMOR QUE TEMOS PELA VIDA TODAS AS TURMAS DEDICARAM-SE EM FAZER O MELHOR. SEMANA DA PAZ SABEMOS QUE A PAZ ESTÁ NO CORAÇÃO DE CADA UM, POR ISSO ESTAMOS AQUI DIVIDINDO ESSES MOMENTOS ESPECIAIS QUE VIVENCIAMOS. 
 
 
MAGISTÉRIO 1º ANO INOVADOR

terça-feira, 16 de outubro de 2012

E.E.B. KYRANA LACERDA

                                                         CULTURA DA PAZ

O QUE É PAZ ?

Em sua forma mais pura a paz é o silêncio interno preenchido com o poder da verdade. Paz é a característica proeminente do que nós chamamos de “uma sociedade civilizada”, e o caráter de uma sociedade pode ser visto através da consciência coletiva de seus membros.
 Em nossa unidade escolar mensalmente realizamos atividades voltadas à paz, buscando conscientizar nossos educandos a viver em mundo melhor, através de suas atitudes e ações, tanto na escola quanto na sociedade e família. 
Seguem atividades realizadas no mês de outubro:
Avião da Paz

"Eu sou um avião grandão e bonitão
E um caça militar pra as pessoas machucar
Um míssil é fatal, destrói qualquer lugar
Meu piloto é traiçoeiro acertou três em cheio
As guerras são fatais já levei tiro demais
Só que eu nunca caí, senão babau pra mim
Eu estou sempre no ar, minha missão é voar
Eu queria ser meu pai, um avião demais

Meu bisavô era um avião antigo, não teve muita sorte
Caiu em alto mar e eu não o conheci jamais
Eu quero ser um avião normal sem munição
E sem bombas eu quero ser um avião da paz"

Lucas Dangui









Dinâmica avião da paz
Série: 2ª Matutino
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de paz e caminhando pela escola acompanhados da professora, jogam os aviões pelas demais salas de aula. Depois reúnem-se todos os alunos para a socialização das mensagens.

A Paz
Kaic & Kaynan
"Senhor abençoe as pessoas na Terra
Vem acabar com toda essa guerra
Vem semear a semente do amor
Eu sei que o Senhor é capaz de tudo
Já deu a vida pra salvar o mundo
É nosso mestre, nosso salvador
Senhor me cubra com a sua paz
Salve os animais, quase tudo está perdido
Senhor salve as crianças
Tem em ti a confiança, que nem tudo acabou
Eu sei que o Senhor é capaz de tudo
Já deu a vida pra salvar o mundo
É nosso mestre, nosso salvador
Eu peço paz, eu quero paz, eu peço amor, eu quero amor
Perdoai os nossos pecados, louvado seja o nosso Senhor."











Dramatização da música
Série: 7ª vespertino

Ninguém Te Ama Como Eu.
Gospel
Tenho esperado este momento!
Tenho esperado que viesses a mim.
Tenho esperado que me fales.
Tenho esperado que estivesses assim.
Eu sei bem o que tens vivido, sei também que tens chorado.
Eu sei bem que tens sofrido.
Pois permaneço ao teu lado.
Ninguém te Ama como Eu (Bis)
olhe para a cruz, está é a minha grande prova.
Ninguém te Ama como Eu, Ninguém te Ama como Eu (Bis)
Olhe para a cruz foi por ti, porque Te amo.
Ninguém te Ama como Eu.
Eu sei bem o que me dizes, ainda que nunca me fales.
Eu sei bem o que tens sentido, ainda que nunca me reveles:
"Tenho andado ao teu lado, junto a ti permanecido.
Eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor amigo."








Dramatização da música
 Turma: Grupo Contadores de história.
“Estamos unidos e apaixonados pela ideia de um mundo melhor. “











terça-feira, 25 de setembro de 2012

E.E.B LUIZ CORADI

Cartaz da Paz

Lions Clube Xanxerê promove o concurso do cartaz da paz com o tema: imagine a paz, em que os nossos alunos receberam orientações e as regras do concurso. Na oportunidade os alunos foram motivados a participar do concurso.





E.E.B LUIZ CORADI

Atividades Trânsito

Ivan Durand Júnior, responsável pela comissão de trânsito, compareceu nesta unidade escolar representando o Lions Clube Xanxerê em que os alunos do 2º e do 5º ano tiveram palestra com o tema Trânsito e também atividades lúdicas com a pista de motos aprendendo assim sobre a sinalização. 
Agradecemos ao Lions e a Polícia Militar em proporcionar essas atividades na unidade escolar.










quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E.E.B LUIZ CORADI


Consultas doadas pelo Lions Clube Xanxerê


A presidenta do Lions Clube Xanxerê, Srª Cleide Colpani, trouxe para a escola 18 consultas para oftalmologista a serem realizadas pelo Dr. João. O Lions fará doação do que for necessário constatada a necessidade após a consulta.